Regina Casé participa dos festejos de Santa Bárbara em Salvador: 'poderosa'
04/12/2024
Celebração acontece nesta quarta-feira (4), no Centro Histórico, e abre o calendário de festas populares na Bahia. Regina Casé participa de missa em homenagem a Santa Bárbara em Salvador
Regina Casé participou dos festejos de Santa Bárbara, no Centro Histórico de Salvador, nesta quarta-feira (4). A celebração católica, que tem Iansã, orixá feminino, associado à figura da santa, abre o calendário de festas populares religiosas da Bahia.
Anualmente, devotos se vestem de vermelho e lotam a Igreja do Rosário dos Pretos para acompanhar a missa campal, presidida pelo capelão, padre Lázaro Muniz. Neste ano, a atriz e apresentadora era uma das fieis na multidão.
"Santa Bárbara é poderosa", cantou Regina Casé no palco do evento, próxima ao padre Lázaro Muniz.
Regina Casé na festa de Santa Bárbara, em Salvador
Joilson Cesar/Ag. Picnews
FOTOS: Veja imagens da festa de Santa Bárbara em Salvador
DEVOÇÃO: confira programação dos festejos de Santa Bárbara em Salvador
Além da carioca, que tem casa no bairro Santo Antônio Além do Carmo, na capital baiana, outras artistas participaram da celebração, como a cantora baiana Mariene de Castro e a atriz Edvana Carvalho, que interpretou Inácia em Renascer.
Mariene de Castro cantou em homenagem a Santa Bárbara
Joilson Cesar/Ag. Picnew
Em entrevista à TV Bahia, Mariene contou que é devota da santa e que também é filha de Iansã. Ela subiu no palco ao lado do padre Lázaro e cantou em homenagem à santa. [Veja vídeo abaixo]
"Santa Bárbara, luz divina, filha da Virgem Maria. Os devotos de Santa Bárbara no mundo têm grande alegria", cantou Mariene.
Mariene de Castro canta em homenagem a Santa Bárbara em Salvador
Santa Bárbara é conhecida por ser a protetora contra raios, trovões e mortes repentinas. No sincretismo religioso, ela é representada pelo orixá Iansã, a rainha dos raios, chuvas e limpeza.
Em Salvador, a festa de Santa Bárbara é uma tradição que dura mais de 400 anos. A programação inclui missa campal, procissão e alvorada de fogos.
A procissão sai da Igreja do Rosário dos Pretos e vai até o Corpo de Bombeiros, na Barroquinha. Ela é considerada padroeira dos bombeiros e por isso os militares tradicionalmente participam da festa. Depois, a santa e depois seguem para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho.
Edvana Carvalho também participou dos festejos nesta quarta-feira (4)
Redes sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻